Dança

Lufada de ar fresco, é o que preciso. Mudar de ares, espaço, rotina... A dança tem sido um escape. Mas não real, através de imagens e projectos criados. O que falta para me mexer? Empurrão.

Terça, 12 Fevereiro 2008 - 13h

Sonho

Faculdade, um pouco distorcida. Estávamos no exterior, à porta, e chamou-me para o interior. Ficámos entre dois bares já existentes. Perguntou "Estava a pensar em fazer daquele espaço um restaurante", com os pormenores que tanto tem cuidado. E fez um sorriso que há muito não via. Ficou tudo bem a partir desse momento. Sorrimos e abraçámo-nos, sem pesos. Finalmente estava tudo bem!

Acordei há pouco. Não me lembrei logo do sonho. Mas foi triste aperceber que a realidade continua a mesma. As coisas continuam frias, distantes...

Sábado, 9 de Fevereiro 2008 - 8h30

Tango


Imagem ao espelho com o par. Brincar! Andar livremente e de tempos em tempos juntar com o par e continuar a andar, sem tocar, mas em paralelo. Sentir o ritmo da música. Balançar e trocar o peso das pernas ao ritmo sentido, ficando sempre uma perna livre. Treinar em andamento com o par. Brincar! Abraço normal, como "casal de namorados". Então, começar a andar novamente mas abraçados e ao ritmo. Homem começa sempre com perna esquerda e mulher com perna direita. O homem lidera os movimentos! Peito junto mas corpo da mulher afastada formando uma pirâmide, para não chocar com os joelhos. Brincar! Em roda, mão esquerda do homem para o centro e andar no sentido contrário ao ponteiro dos relógios: "a mulher não é pára-choques"! Treinar avanço e recuo. Juntar o "8" com avanço do homem (1ºtempo), recuo (pés juntos) com abertura do braço direito para a mulher sair para a direita deste, com troca de perna (direita à frente da esquerda - 2ºtempo) ficando ao lado do homem, nova troca de perna e rotação da anca (perna esquerda passa à frente da perna direita, apoia em frente ao homem, com formação do "8" - 3ºtempo). Acaba o movimento em frente ao homem com pés juntos e paralelos novamente (perna direita passa para a frente - 4ºtempo). Brincar! Juntar "pontapé" fazendo o "8" duas vezes sendo que na segunda, o pé direito do homem trava o pé esquerdo da mulher (que se encontra atrás), peso da perna da mulher passa para a esquerda e perna direita pontapeia para trás e volta ao lugar inicial à frente (1 tempo), resolvendo com a recolha do pé do homem e mulher resolve o "8". Brincar!

A aula com Juan Capriotti e Graciana Romeo no 1º Grande Encontro de Tango foi espectacular. Éramos dezenas de pessoas, sala estava cheia, mas todos aprendemos, todos dançámos, todos adorámos. No final fomos presentiados com uma demonstração de Tango!



Sábado, 9 de Fevereiro 2008 - 0h50

Passagem a Efectiva

Acabei de receber o email que mais Feliz me vai fazer. O início de uma aventura!

"Cara Joana
Na sequência da desistência do Tiago, será que está disponível para passar à lista de efectivos?? Preciso de uma resposta urgente por causa da reserva de voo.
Beijinhos.C.P."

ÁFRICA!!!!!!!!!!!!!!!!

Sexta, 8 de Fevereiro 2008 - 18h30

Finalmente Gente!

Voltei à minha realidade: trânsito, barulho, correrias.
Apesar de tudo ontem criou-se uma esperança para finalmente ir a África muito brevemente, o que me fez valer a vinda adiantada de Alenquer.
Jantámos no Indiano Tandoori em Algés: muita alegria, sorrisos e amizade. Tinha saudades.
Pude utilizar os elevadores das Pessoas e não de animais (Monta Cargas). Finalmente Gente! Mas em breve o meu elevador estará novamente funcional e a sensação de estar à margem do mundo e de ser descriminada voltará.
Hoje, estudo intensivo e para desanuviar, um pesinho de dança!

Sexta, 8 de Fevereiro 2008 - 9h18

Aldeia Gavinha

Sim, estou a deprimir porque estou sozinha. Mas a paz que ganho aqui compensa. Ou não...
Não tenho passeios a dar, gritarias,... tenho cantares de pássaros, tocar de sinos, Sol, muito Sol! Águias (Buteo buteo). Duas águias em círculo. Faz eco no vale. Afinal três, mesmo aqui. Ouve-se o estalar e rasgar da terra (dois a roer paus, dois a escavar)!

Gostava de contar uma história. Bonita, intensa.

Cada um faz o seu destino. Colhe o que semeia.

Quarta, 6 Fevereiro 2008 - 12h

Pensamentos

Finalmente vi o "Fiel Jardineiro", integralmente. Assim que acabou, escrevi: Não encontrei ainda a minha casa... Será isso? E estará em África? Onde tudo é crú e grotesco? Puro, lindo, sincero. Mas, explorado, cruel ao mesmo tempo. Porque preciso de um sentido para a vida? Ajudar África? Tenho medo. Do mundo África. Do mundo. Da sua crueldade.

No exterior, continuei: O vazio de Alenquer acalma-me. Por ser semelhante? Por necessidade? Nada. Só paz, estrelas, silêncio. Vazio. Ou cheio.

Terça, 5 Fevereiro 2008 - 23h